top of page
^Arquitetura & Decoração^ 
                    ^online & à distância^     

Casa da Aldeia

 

Protegida da rua, a casa se volta para seu interior.  Dois blocos, um íntimo e outro social se abrem para um grande deque e para a mata.

O sol da manhã banha deque e corredor-varanda ; o sol da tarde, esquenta os quartos para a hora de dormir. No inverno, o sol mais baixo que vem do norte penetra pela sala, filtrado pelas árvores. O vento vindo da mata e do rio, refresca a casa no verão.

A fachada frontal cega deixa a casa indevassável pela rua. Janelas altas permitem o sol entrar nos quartos ao fim da tarde. A composição é feita com diferentes volumes e texturas. Muros de pedra, telhas e entulhos formam a linguagem do bloco íntimo.  Já o bloco social se distingue por sua grande porta opaca e suas paredes com desenho verde ou cobogó.

 

 A casa aproveita a topografia. Apesar de cada bloco se manter praticamente em um só nível, espaços com funcionalidade específica ou que requerem mais intimidade se separam destes blocos acompanhando o relevo. Este é o caso da garagem e quarto de visitas, assim como do escritório e sala de leitura.

 

 A casa e seus usos ocupam o terreno sempre em consonância com as vistas das árvores, dos pássaros e do ceú, com os ruídos da mata e do rio, com a luz solar e todas as possíveis descobertas que estes podem gerar…

Planta térreo

Planta térreo

Térreo subsolo

Térreo subsolo

Planta de cobertura

Planta de cobertura

Fachada frontal

Fachada frontal

Perspectiva fundos

Perspectiva fundos

Deque

Deque

Sala

Sala

Cozinha e jantar

Cozinha e jantar

Corredor dos quartos

Corredor dos quartos

Banheiro

Banheiro

 .Ateliê Nômade.

^ projetos online & à distância, mas sempre pertinho de você! ^

bottom of page